top of page
Madalena-Schwartz_1920x1080.jpg
inscrições de 14 de julho a 14 de agosto

memória do desejo

acompanhamento crítico & curatorial

13 encontros online
+ exposição coletiva no espaço arco

inscrições abertas

PROGRAMA

IDENTIDADE
ana-mendieta-untitled-1973.jpg
ciclo 1

identidade

montagens do tempo: o passado não cessa de se reconfigurar

Identificar caminhos que o trabalho aponta e experimentos com composição e edição/manipulações do tempo/ formas e conteúdos. Como em uma montagem, percorremos poéticas e obras para refletir sobre a memória e o esquecimento, enquadrados nas questões que surgem das propostas artísticas, convocando imaginários inesgotáveis, mas que, no final, levam à descoberta de histórias comuns. Toda imagem joga com uma gama de possibilidades simbólicas e significativas, como uma abertura à dinâmica da memória; e isso, diante do tempo, opera anacronicamente para a autocompreensão.
IDENTIDADE
ana-mendieta-untitled-1973.jpg
ciclo 2

memória

cartografia de registros para se aliar às pistas e pegadas que o desenvolvimento de um trabalho aponta

Através de considerações de i-materialidade, questionamos: qual o lugar da memória na arte contemporânea? Como produzir nesses contextos? Quais são os desafios de lidar com a preservação da memória e a intenção da artista? Diante da preocupação com a continuidade memorial, trabalhamos com a contraposição ao sistema de registro e documentação, modelos de circulação e interação, e com recursos para processos artísticos que podem colaborar nesse sentido.
IDENTIDADE
ana-mendieta-untitled-1973.jpg
ciclo 3

desejo

ferramentas para colaborar com o desejo como força motriz da produção artística

Trabalharemos com estímulos que abraçam a pluralidade como a única visão possível de um mundo, de fato, diverso, e a autonomia como o único modelo viável de gestão do corpo e suas possibilidades amorosas, eróticas e passionais. Neste exercício reparar na intencionalidade que influencia a percepção da imagem, bem como para as forças emocionais que se manifestam no momento do encontro com a obra e a construção de “matrizes de sentido” que vão do observador à imagem, e vice-versa.

INFORMAÇões

13 encontros online
1H30 CADA

AULAS AO VIVO
+ GRAVAÇÃO POR 06 MESES
+ exposição no espaço arco, em são paulo

para artistas de qualquer mídia, sensíveis a reinterpretações da história da arte, com interesse em ativar outras histórias individuais e coletivas por meio de sua prática.

R$395/mensal

8 meses

Carolee Schneemann 1.jpg

inscrições abertas

como é ter aulas com ane valls?

Além ferramentas para criar, Ane dá suporte e coragem para sairmos do conforto e crescermos em produção, vendo quase sempre o que ainda não vemos, mergulhando com a gente em nossas poéticas. Certamente há um antes e depois dos acompanhamentos no meu trabalho.

Laura Papa

acompanhamentos individuais e em grupo

Trabalhar com a Ane é um caminho direto. Nada de rodeios: ela vai direto ao ponto com doçura, profissionalismo e muitos abraços, que se multiplicam nas nossas trocas. Depois que conheci a Ane e mergulhei em seu trabalho, minha perspectiva como artista mudou completamente. Sua orientação foi essencial para aprofundar minha pesquisa, levantar questões fundamentais para o desenvolvimento da minha produção e, sobretudo, profissionalizar minha apresentação: minibio, currículo, portfólio (tudo ganhou clareza e potência). Participei dos acompanhamentos em grupo e também dos encontros individuais, e foi a partir dessas conversas que entendi, com mais nitidez, meu lugar no mundo como artista.

João Arthur Moroni

acompanhamentos individuais e em grupo

O trabalho de acompanhamento da Ane Valls propiciou uma visão mais ampla sobre meu trabalho, porquanto instiga a refletir, a fazer de formas outras, a perceber a ênfase da produção.

Sueli Espicalquis

acompanhamentos individuais e em grupo

Já participei de três diferentes grupos de acompanhamento, e todos foram experiências extremamente enriquecedoras. Estar em um ambiente onde posso expor meu trabalho e pesquisa a novos olhares e perspectivas me permite mergulhar ainda mais profundamente na minha prática artística. A Ane, sempre com um olhar atento, nos ajuda a perceber as brechas e a enxergar os possíveis caminhos que nosso trabalho pode apontar, além dos percursos que podemos trilhar. Outro ponto muito valioso para mim é como ela nos orienta de forma clara em processos práticos, seja na construção do portfólio, na criação de um statement ou na melhor forma de se inscrever em editais. Tenho grande carinho e admiração pelo trabalho da Ane.

Lorenzo Muratorio

acompanhamentos individuais e em grupo

RECEBA LEMBRETES SOBRE NOVOS cursos

ASSINE O BOLETIM DE CONTEúdos

Figura-1-Isla-Serie-Silueta-Ana-Mendieta-1981-Fonte-Galerie-Lelong.png
bottom of page